RSS
Neste blog você encontrará discussões sobre tendências (ou gadgets e tecnologias apenas curiosas e engraçadas, mas praticamente inúteis!), avanços tecnológicos, além de aplicações livres extremamente práticas e úteis, de interesse ao público geral.

Translation/Tradução

Share/Bookmark Subscribe
Monitor link

Receba Atualizações do Tecno Lógico Por Email

Ion Tape Express: Transforme Suas Antigas Fitas K7 em MP3

Quase todo mundo tem uma caixa cheia de fitas cassetes (K7) que nunca mais foram ouvidas, dada a revolução digital ocorrida nos últimos anos e do advento do popular e maravilhoso formato MP3. No entanto, há fitas das quais sentimos saudades de ouvir e adoraríamos carregá-las em um MP3 player portátil, como o iPod, ou até mesmo ouví-las em nossos computadores enquanto estamos trabalhando.

A Ion Audio lançou uma gadget muito interessante que pode dar vida longa às suas antigas fitas K7, a qual atende pelo nome Ion Tape Express.





Além de funcionar como um tocador de fitas portátil, ele é capaz de converter as músicas de suas antigas K7s em formato MP3.

Para isto, o tocador possui uma porta USB que possibilita sua conexão ao computador. O Ion Tape Express traz consigo um software de edição e conversão de músicas.





Para realizar a conversão, basta que o usuário coloque a fita no tocador, depois de tê-lo conectado ao computador e instalado o software, e pronto! Suas músicas já estarão sendo convertidas para MP3.

Essa gadget já está em pré-venda pelo preço de $82 (dólares).

Um abraço, pessoal!

Carro Detecta Pedestres e Ciclistas e Aciona Freios Automaticamente


Confiar demais em nossos reflexos quando estamos dirigindo pode ser bastante perigoso e levar a acidentes, os quais são frequentemente fatais. Mais complicado ainda quando atropelamos um pedestre ou ciclista, pois sofrem a desvantagem de não terem seus corpos protegidos por cinto de segurança e uma célula de sobrevivência, como é o caso de motoristas de automóveis.

O modelo 2010 do carro Volvo S60 possui um sistema de detecção de pedestres e ciclistas, que funciona através de um conjunto de sensores.




O sistema é capaz de identificar a posição, direção e velocidade de movimento de ciclistas e pedestres e frear automaticamente, evitando colisões.

Gente, ao meu ver este sistema deveria estar presente como item de segurança em todo carro para evitar que acidentes ocorressem, principalmente quando o motorista estivesse desatento, bêbado ou fora de seu estado normal.

O vídeo abaixo mostra como o sistema de detecção da Volvo funciona.



FunBrella: O Guarda-Chuva que Gera Chuva ao Invés de Proteger Você Dela

Como todo mundo sabe, a principal utilidade de um guarda-chuva é (obviamente) nos proteger da chuva. No entanto, alunos da Universidade de Osaka criaram um novo conceito: usar guarda-chuva para simular chuva quando e onde o usuário quiser. Isso mesmo, para aqueles que detestam um belo dia ensolarado e adoram chuva, a FunBrella, mostrada na foto abaixo, pode ser a solução.



FunBrella é bastante parecido com um guarda-chuva comum, mas possui um sistema de áudio acoplado. Este guarda-chuva é provido com um programa, através do qual o usuário pode escolher que tipo de chuva quer simular, de acordo com ícones que identificam os seus tipos em vários países ao redor do mundo. Dentre alguns dos tipos de chuva, além da chuva comum, estão a de sanduíches dos Estados Unidos, a de cobras de Camboja, a chuva de doces da Inglaterra, dentre muitas outras.

O principal objetivo dessa invenção é oferecer uma maneira de usuários experimentarem uma ampla variedade de chuvas (mesmo que algumas delas não existam no mundo real).

Para quem desejar obter maiores detalhes sobre este projeto japonês curioso, recomendo o vídeo abaixo:



Um abraço, pessoal!

Varinha Mágica do Harry Potter Vira Controle Remoto!!

Para os grandes fãs de Harry Potter ou quem está cansado da maneira tradicional de controlar a televisão, a empresa Firebox lançou um controle remoto bastante diferente, com formato da varinha mágica do referido personagem, a Magic Wand Remote Control. A grande novidade é que este controle remoto não possui botões, como pode ser visto na foto abaixo.




Ao invés dos botões tradicionais, o controle remoto recebe os comandos do usuário através de gestos. Isto significa que basta o usuário sacudí-lo e girá-lo para controlar os canais, volume, entre  outras funcionalidades. Melhor ainda, ninguém precisa programar a varinha, pois ela é capaz de aprender até 13 combinações de gestos que o usuário desempenhar, uma para cada função de controle. Consequentemente, cada varinha é personalizada de acordo com o comportamento de seu(a) dono(a).

A varinha mágica suporta ainda a sincronização com outros controles remotos, através da qual ela recupera  as programações deles. Finalmente, a varinha pode comandar não apenas televisores, mas quase qualquer eletro-eletrônico controlado por infra-vermelho.   

O controle remoto custa em torno de 50 libras e pode ser adquirido a partir da loja virtual da própria Firebox.
 
Um abraço.

Murakami Chair: A Cadeira de Balanço Ecologicamente Correta

É cada vez mais comum vermos móveis e gadgets modernos aproveitarem energia produzida naturalmente e transformarem-na em eletricidade, causando menos impacto ao meio ambiente.

Tendo essa idéia de reciclagem de energia em mente, o designer americano Rochus Jacob desenvolveu a Murakami Chair, uma cadeira de balanço que transforma a energia gerada pelo nosso corpo ao balançá-la em eletricidade. Esta por sua vez é usada para acender a luminária de leitura localizada acima da cadeira.



Para isso, nanotecnologia de dínamo avançada é construída sobre os pés da cadeira, que convertem a energia mecânica, produzida pelo balanço da mesma, em energia elétrica. Uma bateria também é capaz de armazenar energia solar, que é utilizada posteriormente (quando a cadeira não estiver sendo balançada, por exemplo). Para reduzir ainda mais o consumo de eletricidade, a lâmpada de leitura usa tecnologia OLED de ultima geração.

Não há preço e nem data previstos para o lançamento da Murakami Chair.

Até mais pessoal.

Internet Banda Larga de 1Mb É Direito Legal dos Cidadãos da Finlândia


Todos nós sabemos da importância da informação e do conhecimento, especialmente nos dias de hoje. Um dos meios mais rápidos e eficientes para a sua obtenção, de uma forma globalizada, é a Internet.

Pensando nisso, o ministro do Transporte e das Comunicações da Finlândia tornou o acesso de banda larga à Web, com velocidade de transmissão de no mínimo 1Mb, um direito legal aos cidadãos do referido país. Essa medida entra em vigor a partir de Julho de 2010.




E mais, há sérios planos de tornar um direito legal o acesso à Web com velocidade de 100Mb, no mínimo,  a todo cidadão finlandês a partir de 2015.

O acesso a 1Mb é apenas uma decisão paleativa que operará até que a infraestrutura suportando 100Mb seja implantada em todo o país.

Um abraço.

GlowCaps: A Tampa que Lembra Você de Tomar Seus Medicamentos na Hora Certa

Quem nunca esqueceu de tomar seu remédio alguma vez na vida? Para pacientes com doenças crônicas esse esquecimento pode causar danos graves à saúde.

Por este motivo a Vitality Inc. desenvolveu a GlowCaps, uma tampa com conexão à Internet que se encaixa em muitos dos frascos de remédios mais populares e gerencia a medicação diária do usuário.

Ela ajuda o usuário a lembrar de tomar seus medicamentos diários, o que acarreta no melhoramento de sua saúde, através de quatro serviços que são processados por um sensor acoplado à sua tampa.





O primeiro serviço oferecido pela GlowCaps é o lembrete pessoal. Dada a hora marcada para tomar o remédio, a tampa emite sinais sonoros e de luz para lembrar o usuário sobre sua medicação.

A tampa monitora a sua abertura pelo usuário. Se ele abrir o frasco na hora de sua medicação, esta informação é enviada para a rede segura da Vitality. No entanto, se o usuário não efetuar a abertura do frasco no horário correto, duas horas depois desse horário ele receberá uma ligação dizendo: "É hora de tomar o remédio em sua GlowCap verde".

O segundo serviço trata do envio semanal de um relatório de progresso ao usuário, e as pessoas que ele escolher para recebê-lo, documentando seu comportamento referente à sua medicação diária.

Os terceiro e quarto serviços são a coordenação de refil e contabilidade médica. Na coordenação de refil, quando os comprimidos estão prestes a acabarem, a GlowCap aciona o lembrete de refil e conecta o usuário, via uma ligação telefônica, à farmácia.

Finalmente, o serviço de contabilidade médica envia um relatório impresso ao usuário contendo todas as suas atividades, podendo também ser enviada uma cópia para seu médico, facilitando, consequentemente, o acompanhamento de seu tratamento.

GlowCaps custa $99 e pode ser encontrada na loja virtual Amazon. As tampas estão disponíveis com uma linha verde (como a da foto) e amarela.

Até mais, pessoal!

Celular com Bateria que Dura até 320 Horas

Já pensaram como seria bom ter um celular cuja bateria durasse 320 horas? Melhor ainda, já pensaram como seria ideal se conseguíssemos recarregá-la completamente em apenas alguns segundos, ao invés de esperarmos por horas?

Um consórcio de empresas formado pela KDDI, Toshiba e Hitachi apresentou o protótipo de um novo conceito de bateria para celulares: a bateria híbrida de íons de lítio (a bateria tradicional encontrada em qualquer telefone móvel) e combustível.






Neste tipo de bateria, uma célula de combustível é acoplada à bateria de íons de lítio do celular. A energia produzida pela bateria promete durar até 320 horas.

O processo de recarga da bateria leva apenas alguns segundos. Ao invés de ligá-la à energia elétrica e esperar por horas, basta que o usuário encha a célula de combustível com metanol e pronto, seu celular já estará com sua bateria completamente recarregada e pronto para ser usado!

Infelizmente não há data prevista para o lançamento desse gadget, muito menos preço sugerido para venda.

Por hoje é só, pessoal!

Impressora de Braille Portátil Facilita o Cotidiano de Deficientes Visuais

Você já imaginou o quanto tarefas cotidianas de fácil realização para a maioria das pessoas, como selecionar objetos na prateleira de um supermercado ou de um armário de remédios, pode ser difícil para um deficiente visual?

Um grupo de estudantes formado por alunos do MIT, Universidade de Stanford  e Universidade de Toronto desenvolveu uma impressora portátil, chamada 6dot Braille Label Maker, que imprime etiquetas em braille.



Muito fácil de usar, para compor o texto a ser impresso na etiqueta basta o usuário pressionar as 6 teclas da impressora, cada uma representando um ponto do alfabeto braille. Depois de impressa, a etiqueta pode ser colada em qualquer tipo de superfície. A 6dot Braille Label Maker pode armazenar até 16 caracteres ao mesmo tempo e sua energia é alimentada por duas pilhas AA.

Vejo inúmeras aplicabilidades para esse gadget. Imaginem como seria útil para defiientes visuais se os comerciantes adotassem esse sistema de etiquetas em seus estabelecimentos, por exemplo. Já pensaram como seria mais fácil para um cego tomar conhecimento dos preços de cada produto?

O preço esperado deste dispositivo é de aproximadamente $200 (dólares), mas não há ainda data prevista  para seu lançamento.

Assista ao vídeo abaixo para saber, em maiores detalhes, como a impressora funciona na prática.





Por hoje é só, pessoal! :-)

Se gostaram desta postagem, fiquem à vontade para subscreverem por atualizações do Tecno Lógico por RSS ou e-mail.

A Roupa que Protege Você Contra a Gripe Suína (H1N1)

A empresa japonesa de moda masculina Haruyama Trading desenvolveu um traje que promete proteger seu usuário da gripe suína (H1N1).

O traje é revestido por um composto químico de dióxido de titânio, que reage quando em contato com a luz. Essa reação química quando em contato com o vírus supostamente o mata.


 
O traje estará disponível no mercado já nesta próxima quinta-feira, custando $580 (dólares), em quatro diferentes cores e estilos sendo risca de giz cinza, cinza médio, carvão e azul marinho.

Por hoje e só, pessoal!

Se gostaram da matéria comentem e inscrevam-se para receber atualizações do blog através de rss ou e-mail. :-)

Wii Balance Board Pode Ser Usado como Dispositivo de Segurança em Aeroportos

Segundo pesquisadores, o monitoramento da frequência cardíaca, respiração, movimento dos olhos e ansiedade, através de sensores, pode auxiliar na descoberta se o passageiro pode estar transportando explosivos ou algum item ilegal.




Um projeto de 20 milhões de dólares chamado Future Attribute Screening Technology (FAST), financiado pela Homeland Security, tem a intenção de modificar o Wii Fit balance board para detectar tais níveis de ansiedade em passageiros, através do monitoramento do desequilíbrio da pessoa quando sobre o Wii Fit balance board.

No entanto, as opiniões de vários pesquisadores divergem sobre o futuro do projeto. Alguns acham o projeto muito polêmico por violar a privacidade do passageiro e que seria muito difícil a modificação de um Wii Fit balance board para atender ao objetivo proposto, dada a diversidade de comportamentos encontrados nas pessoas. Um pessoa pode estar ansiosa por estar transportando algo ilegal, mas também pode estar apenas em um mau dia, por exemplo.

O projeto pretende ser testado já em 2011,

Até mais, pessoal!

Lok8u Num8: O Relógio que Literalmente Rastreia cada Passo do Seu Filho


Polêmico, interessante e eficiente, o relógio infantil num8, fabricado pela empresa Lok8u, que custa em torno de 150 libras, tem um sistema GPS embutido, além de desempenhar a funcionalidade básica de qualquer relógio, i.e. mostrar o horário.


Quando colocado no pulso da criança, o relógio é capaz de localizá-la e enviar informações a um portal chamado Loc8u, acessível através da Internet.





Utilizando o portal os responsáveis pela criança podem saber com exatidão o lugar onde ela está, através da visualização de mapas que são recuperados a partir do Google Maps. É possível também definir zonas de segurança. Digamos, por exemplo, que os pais desejam que a criança brinque apenas no bairro onde mora. Neste caso, o bairro é a zona de segurança. Quando a criança atravessa qualquer fronteira dessa zona, os pais são notificados por e-mail e/ou mensagens de texto, as quais podem ser lidas a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet (PDA, celular, entre outros). Várias zonas de segurança podem ser definidas ao mesmo tempo. Também existe a possibilidade de associar datas e horários a cada zona.

Em alternativa a acessar diretamente o portal, os pais podem enviar via SMS a expressão "wru" ou "where r u" (que significam "onde está você") para o número correspondente ao serviço de rastreamento, o qual enviará o mapa da localização da criança.

Pode existir uma taxa mensal de manutenção do serviço de rastreamento, que varia de 4.99 libras a 19.99 libras, dependendo do número de notificações que os pais desejam receber e se eles querem utilizar o rastreamento no exterior. A bateria do relógio dura de 2 a 3 dias.

Até amanhã, pessoal!

Speak n' Brew: A Primeira Cafeteira Que Prepra Seu Café Conversando com Você

Foi lançada pela Primula a primeira cafeteira interativa, chamada Speak n' Brew, que possui um sistema muito sofisticado de reconhecimento de voz e obedece a comandos do usuário. Veja a foto do produto logo abaixo.



Para ativar o modo interativo da cafeteira basta o usuário pressionar o botão "Talk", fazendo com que ela pergunte, em inglês: "Você gostaria de configurar o relógio ou configurar o horário para preparo do café?". Então, você deverá responder "Configure o relógio" ou "Configure o horário para preparo do café".

Na sequência desse interessante diálogo, a Primula Speak n' Brew dirá a você: "Por favor, diga o horário, incluindo AM ou PM". A Speak n' Brew confirmará sua resposta e, de acordo com esta última, a cafeteira mostrará em seu visor LCD o horário configurado e preparará seu café a partir do horário pronunciado.

A cafeteira também funciona manualmente, isto é sem o modo interativo, e tem capacidade para até 10 xícaras de café. Custando $$99.95 (dólares), ela pode ser adquirida através da loja virtual Hammacher and Schlemmer.

Até amanhã, pessoal!


  

Finalmente Apple Store Online Abre no Brasil!

Isso mesmo, a Apple Store foi oficialmente aberta hoje no Brasil! Como esperado, ela oferece preços bem reduzidos se comparados àqueles praticados por lojas nacionais revendedoras Apple autorizadas.



Assim como acontece na Apple Store americana, a nossa loja virtual tupiniquim também oferece os serviços de gravação gratuita a laser de palavras em iPods, bem como a personalização da configuração dos desktops Mac mini, iMac e Mac Pro, e notebooks MacBook, MacBook Pro e MacBook Air. À propósito, estes custam a partir de R$ 3.099,00,  R$ 3.799,00 e R$ 5.199,00, respectivamente, enquanto Mac mini, iMac e Mac Pro custam a partir de R$ 1.999,00, R$ 3.399,00 e R$ 8.299,00.





Os iPods Nano de 8GB e 16GB custam R$ 579,00 e R$679,00, enquanto os modelos Shuffle de 2GB e 4GB, R$ 259,00 e R$ 329,00.

O iPod Classic, com capacidade de armazenamento de 160GB, custa R$899,00. Finalmente, apenas a versão de 8GB do iPod Touch está sendo atualmente vendida pela loja, , cujo preço é de R$ 679,00, mas há previsão de disponibilidade das versões de 32GB e 64GB em breve. Infelizmente, os iPhones 3G e 3GS não estão sendo vendidos ainda, como já era de se imaginar.

Softwares e acessórios também são vendidos na loja virtual. O preço do sistema operacional Snow Leopard  é de apenas R$ 79,00.

É, gente, demorou mas chegou. E vamos às compras! :-)

Até amanhã.

StressWatch: O Relógio que Mede o Seu Nível de Stress

StressWatch é um conceito de relógio desenvolvido por Gavari Design, muito bonito por sinal como pode ser  visto na foto logo abaixo, capaz de medir os níveis de stress de quem o usa.







O relógio possui sensores que monitoram a frequência cardíaca do usuário e, de acordo com ela, gera gráficos em sua tela nas cores rosa, vermelho, verde e/ou azul.

Quando as cores verde e azul predominam no gráfico, indicam que a pessoa está calma, enquanto rosa e vermelho estressada. E acreditem ou não, este relógio até informa o horário! :-)

É pena que o projeto do relógio é apenas conceitual. Não há data para seu lançamento e nem preço sugerido.

Até mais pessoal.

Rádio-Tapete usa Ser Humano como Antena e Sintonizador de Estações

O designer suíço Florian Kräutli desenvolveu um tapete com funcionalidades de rádio, chamado Human Antenna, mostrado na foto que se segue.



Apesar de desempenhar as funcionalidades básicas de qualquer rádio, o tapete não possui antena embutida: ele usa, na verdade, um ser humano como antena! Isso mesmo, uma pessoa deve ficar posicionada em cima do tapete para que o rádio possa funcionar.



O corpo da pessoa desempenha o papel de um condutor de ondas de rádio, as quais são transferidas para o tapete que, por sua vez, torna as ondas captadas audíveis, empregando as caixas de som mostradas na foto já mencionada.

Para mudar as estações de rádio a pessoa deve andar sobre o tapete até encontrar a estação que deseja. O vídeo abaixo mostra como este tapete curioso funciona na prática.





Por hoje é só, pessoal! :-)