Polêmico, interessante e eficiente, o relógio infantil num8, fabricado pela empresa Lok8u, que custa em torno de 150 libras, tem um sistema GPS embutido, além de desempenhar a funcionalidade básica de qualquer relógio, i.e. mostrar o horário.
Quando colocado no pulso da criança, o relógio é capaz de localizá-la e enviar informações a um portal chamado Loc8u, acessível através da Internet.
Utilizando o portal os responsáveis pela criança podem saber com exatidão o lugar onde ela está, através da visualização de mapas que são recuperados a partir do Google Maps. É possível também definir zonas de segurança. Digamos, por exemplo, que os pais desejam que a criança brinque apenas no bairro onde mora. Neste caso, o bairro é a zona de segurança. Quando a criança atravessa qualquer fronteira dessa zona, os pais são notificados por e-mail e/ou mensagens de texto, as quais podem ser lidas a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet (PDA, celular, entre outros). Várias zonas de segurança podem ser definidas ao mesmo tempo. Também existe a possibilidade de associar datas e horários a cada zona.
Em alternativa a acessar diretamente o portal, os pais podem enviar via SMS a expressão "wru" ou "where r u" (que significam "onde está você") para o número correspondente ao serviço de rastreamento, o qual enviará o mapa da localização da criança.
Pode existir uma taxa mensal de manutenção do serviço de rastreamento, que varia de 4.99 libras a 19.99 libras, dependendo do número de notificações que os pais desejam receber e se eles querem utilizar o rastreamento no exterior. A bateria do relógio dura de 2 a 3 dias.
Até amanhã, pessoal!