RSS
Neste blog você encontrará discussões sobre tendências (ou gadgets e tecnologias apenas curiosas e engraçadas, mas praticamente inúteis!), avanços tecnológicos, além de aplicações livres extremamente práticas e úteis, de interesse ao público geral.

Translation/Tradução

Share/Bookmark Subscribe
Monitor link

Receba Atualizações do Tecno Lógico Por Email

Ajustando o Horário do Relógio no Slackware Usando o Protocolo NTP

O protocolo de rede NTP (Network Time Protocol - Protocolo de Tempo de Rede) é o serviço mais utilizado para sincronização de relógios entre computadores, interconectados através de uma rede. Entende-se por sincronização, neste caso, o ajuste de todos os relógios para exatamente um mesmo horário.


Portanto, o NTP é largamente aplicado a projetos de Computação de Alto Desempenho, assim como de tempo real, aplicações críticas e em ambientes paralelos onde deseja-se saber quando cada evento acontece, com precisão, em uma rede.




O protocolo NTP encontra-se na versão 4 sendo especificado na RFC 2030, e a versão 3 formalizada na RFC 1305.

De forma prática, em máquinas mais antigas, onde a perda de precisão do relógio é freqüente, ou a bateria está fraca e as informações de horário não são mantidas pelo BIOS (Basic Input/Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída), a configuração deste serviço é muito bem-vinda permitindo que o sistema operacional sempre mantenha o horário correto.

Mas como funciona o NTP? Por que ele apresenta tamanha precisão em relação aos relógios convencionais dos computadores pessoais (PCs) que utilizamos?

Em resposta à última pergunta, os relógios dos computadores que utilizamos não são projetados para serem de alta precisão, primeiro porque são máquinas relativamente baratas e o projeto de um relógio atômico de hélio (relógios de alta precisão), por exemplo, tornaria seu custo bastante oneroso.

Outro motivo pelo qual os relógios de PCs não são de alta precisão é dado por seu propósito, ou seja, usuários de PCs não utilizam, desenvolvem ou empregam, geralmente, aplicações de tempo real, aplicações críticas, onde o tempo é de vital importância e sua imprecisão pode acarretar em perdas de vidas, como em sistemas de tráfego aéreo, por exemplo. Neste caso, a perda de precisão temporal pode levar à colisão de dois aviões, matando centenas de pessoas, dependendo do porte do avião.


Respondendo a primeira pergunta, o funcionamento do NTP é dado por uma hierarquia de servidores onde o relógio mais preciso, chamado de relógio de referência, geralmente um relógio atômico de Hélio ou GPS, se localiza em um servidor, cujo nível é chamado stratum 0. Este servidor não está na Internet, ele apenas serve de referência a outros servidores.

Os servidores que obtém a hora certa através do servidor stratum 0 recebem o nome de stratum 1. Stratum 1 corresponde ao primeiro nível de servidores ligados à Internet. A partir deles é possível configurarmos nossos computadores para obter a hora certa. Caso nossos computadores tomem como referência os servidores stratum 1, eles serão denominados stratum 2, assim por diante. Pode-se chegar até o nível de stratum 15, totalizando 16 níveis (de 0 a 15).

Em resumo, os computadores de um nível superior servem a hora certa para os computadores de níveis inferiores. Observe a figura abaixo para compreender melhor a arquitetura hierárquica do protocolo NTP.


Vamos à parte prática! A distribuição Linux configurada foi Linux Slackware 10.2. Abaixo será mostrado um passo-a-passo.

1. Primeiro instale o pacote ntp-4.2.0-i486.tgz. Para isto, pegue o disco 1 de instalação do Slackware e acesse a pasta n, através da linha de comando. Rode o script install-packages através do comando ./install-packages. Selecione, utilizando a barra de espaço, a opção referente ao pacote NTP e dê um "OK". Daí poucos segundos o NTP estará instalado!

Agora é hora de configurar o NTP!

2. Baixe o arquivo ntp.conf e salve-o no diretório /etc, substituindo o arquivo ntp.conf existente. Nele haverá diversos servidores de referência de onde seu computador obterá a hora certa. Caso queira, você poderá acrescentar outros servidores. Por exemplo, acrescente o servidor de referência corresponde ao Brasil, o br.pool.ntp.org. Para isto, abaixo da linha com a palavra logfile, acrescente o seguinte: server br.pool.ntp.org. Repita este procedimento para cada servidor que queira adicionar.

3. Sincronize manualmente, na primeira vez, o seu relógio com o servidor de referência de sua preferência, através do comando ntpdate , onde pode ser substituído por br.pool.ntp.org que corresponde a um dos servidores do Brasil, ou qulaquer outro que esteja listado no arquivo /etc/ntp.conf, ficando assim: ntpdate br.pool.ntp.org

Geralmente, cada serviço é gerenciado por um processo de sistema (daemon) - entenda processo, de forma grosseira, como um programa em execução que roda geralmente em background (no fundo) - que deve ser inicializado. Neste caso, o daemon que inicializa o serviço de sincronização NTP é o ntpd, localizado em /sbin.ntpd. Este mesmo daemon procura no arquivo /etc/ntp.conf o melhor servidor para sincronizar o horário de seu computador e atulizar seu relógio quando estiver perdendo a sincronia.

Antes de inicializar o deamon ntpd, vamos editar um arquivo que possibilitará o carregamento do serviço NTP, durante o boot (inicialização) do sistema operacional.

4. Para possibilitar o carregamento de qualquer aplicação, durante o boot, o arquivo rc.local no diretório /etc/rc.d/rc.local deve ser editado. Para isto, a sintaxe abaixo deve ser utilizada:

if [ -x diretório-onde-se-localiza-o-serviço-a-ser-carregado ]; then
echo "Escreva aqui a frase que aparecerá durante o boot indicando que o serviço foi inicializado com sucesso"
diretório-onde-se-localiza-o-serviço-a-ser-carregado
fi

No caso do NTP o código ficará assim:


if [ -x /usr/sbin/ntpd ]; then
echo "Inicializando o daemon NTP: /usr/sbin/ntpd"
/usr/sbin/ntpd
fi

Para carregar qualquer software, durante o boot, copie as linhas acima para dentro do arquivo rc.local, mudando apenas o diretório onde se localizam as aplicações que deseja inicializar.

5. Vá ao diretório /sbin/ntpd e inicialize o daemon ntpd, através do comando ./ntpd start.

6. Entre no diretório /etc/rc.d/rc.inet2 e reinicialize-o com o comando ./rc.inet2 restart para reinicializar aplicações básicas e serviços de rede.

Depois de mais ou menos 1 minuto, seu relógio estará sincronizado. Para ter certeza de que tudo funcionou perfeitamente, você pode reiniciar o seu computador e observar se o daemon ntpd foi inicializado com sucesso, ou digitar o comando ntpq -p para checar se a sincronização está funcionando de acordo.

Lembre-se que o ideal é ter vários servidores cadastrados no arquivo ntp.conf pois caso haja a queda de algum servidor, o daemon ntpd escolherá um outro. Além disso, quando se têm diversos servidores, aquele que tiver maior precisão de horário poderá ser escolhido.

Beleza! Agora o relógio do seu computador sempre estará com o horário certinho, independente se sua bateria está fraca, ou qualquer outro motivo! :-)

Saúde e paz a todos. Até mais pessoal!

Enviando Torpedos para Celulares de Quase Todas as Operadoras de Graça!

É muito incômodo ter que entrar em vários sites das diversas operadoras de celulares para enviar torpedos gratuitos. Além disso, muitas das vezes o site está fora do ar e, dependendo do lugar onde estamos acessando, os sites das operadoras que oferecem este tipo de serviço são barrados por firewalls.

O software brasileiro jSMS, livre e de código-fonte aberto sob a licença GNU GPL (Gnu General Public License), é desenvolvido em Java oferecendo portabilidade para os sistemas operacionais Mac OS, Linux e Windows.

O jSMS é desenvolvido para enviar mensagens de texto a celulares das operadoras Amazônia Celular, Brasil Telecom, Claro, CTBC, Vivo, Telemig, Oi e Tim, mas para enviar mensagens para celulares da prestadora Tim você deve ser cliente da mesma.




Será iniciado um passo-a-passo para usuários Windows e Linux. Usuários Linux, que não possuem Java instalado, podem ir diretamente para o item 1L, caso possuam Java podem ir ao item 10L, e usuários Windows que possuírem Java já instalado podem ir para o item 12.

1. A instalação do jSMS é bastante simples. Primeiramente, confira se a Java Virtual Machine (JVM) está instalada em seu sistema operacional. Para isto acesse o site java.com/pt_BR e clique no link "Verificar sua Instalação do Java", em azul no meio da página.


2. Na nova página que se abriu clique no link "Verifique a Instalação e a Versão do Seu Software Java".

3. Será feito um processo de detecção do Java e de seu sistema operacional, como abaixo:

4. O resultado da detecção poderá ser positivo ou negativo e caso a versão instalada em seu computador não seja a mais atual, será informada a versão mais recente e um link para baixar o Java.

5. Para quem não possui o java instalado ou quer atualizar (mas não é necessário para instalar o jSMS), clique no botão "Fazer Download".

6. Aparecerão as versões disponíveis de acordo com o sistema operacional detectado. Escolha a opção que mais se adeqüe ao seu caso e baixe-a para o diretório que desejar, sendo recomendada sempre a versão off-line.


7. Clique duas vezes no arquivo baixado para executar o Java.

8. Depois de ler o contrato clique em "I accept the terms in the license agreement" (Aceito os termos do contrato de licença) e em next (avançar).


9. Em seguida será exibida uma tela para selecionar o tipo de instalação (setup type) desejada. Escolha a opção "Typical" (Típica) e clique em "Next".


10. A partir daqui serão exibidas caixas mostrando o andamento do processo de instalação.


11. Uma mensagem "Installation Completed OK" será mostrada indicando o sucesso da instalação do Java. Clique em "Finish" e pronto o Java já está instalado!

12. Agora acesse o site do jSMS e clique no link "Download".

13. Escolha a opção que se adeque ao seu sistema operacional e faça o download.

14. Clique duas vezes sobre o programa jSMS baixado para executá-lo. Serão pedidos alguns de seus dados como o DDD da sua região, seu nome e seu telefone, forneça-os corretamente para que seu perfil seja criado. Caso você seja cliente TIM, deve colocar informações específias que serão pedidas desta operadora.

15. Em "Contatos" você poderá cadastrar os telefones para os quais deseja enviar mensagens gratuitamente.

A seguir será mostrada a instalação do Java para usuários Linux.

1L. Na página http://java.com/pt_BR/download/manual.jsp baixe o arquivo "Linux (arquivo de extração automática".

2L. No terminal digite "su".

3L. Digite a senha de root.

4L. Vá para o diretório onde deseja instalar o arquivo do Java que foi baixado.

5L. Altere a permissão do arquivo para que ele se torne executável com o comando chmod a+x jre-1_5_06-linux-i586.bin. Caso esteja instalando outra versão do Java, altere o nome do arquivo.

6L. Digite ls -l para verificar se o arquivo teve sua permissão para execução alterada.


7L. Inicie o procedimento de instalação com o comando ./jre-1_5_06-linux-i586.bin.

8L. Será exibido o contrato de licença. Pressione a barra de espaço para exibir a próxima página e digite "yes".


9L. Quando a instalação for concluída você verá a palavra "Done".


10L. Para instalar o jSMS, vá ao site do projeto e clique no link "Download".

11L. Escolha a opção Genérica (jar) para baixar e salve o arquivo no diretório desejado.

12L. Digite o comando, em linha de comando, java -jar diretório_onde_jSMS_foi_salvo/arquivo_jSMS.jar. Após este procedimento o jSMS já estrá instalado.

Agora é só se divertir enviando mensagens para todos os seus amigos e familiares, de graça!

Abraços a todos!

Programas Livres Portáteis Para Windows

O benefício de se utilizar software livre é bastante claro. Para cada software proprietário temos uma gama de opções de software livre, de qualidade. É uma pena que a maioria das pessoas desconheçam os softwares livres, como alternativa aos propietários, sendo que estes quase sempre não seguem padrões, são caros, inseguros, com baixo desempenho e pouca eficácia.

Quem utiliza software livre encontra dificuldades quando vai a uma lan house, ou qualquer outro lugar onde os softwares são predominantemente proprietários.

Com a finalidade de acabar com este impecílio, surgiu o projeto PortableApps.com, que desenvolve uma versão portátil para os principais programas livres, rodando em sistema operacional Windows, a partir de qualquer dispositivo móvel, mesmo aqueles de baixa capacidade, como os pen drives de 8 MiB, por exemplo, podem abrigar pequenos programas como o compactador/descompactador 7-Zip. O programa portátil é facilmente instalado no dispositivo móvel que pode ser um iPod, um MP3 player, um pen drive, ou qualquer outro.




Como experiência, peguei meu pen drive de 128 MiB e instalei um compactador/descompactador de arquivos, o 7-zip, aliás o melhor que já utilizei, compactando 3 ou 4 vezes mais do que qualquer outro compactador proprietário, instalei também um editor de texto bastante leve chamado AbiWord, um editor de páginas simples, equivalente ao Front Page, denominado NVU, um programa multimídia para escutar músicas e ver filmes de todos os formatos, o VLC, o melhor navegador web, Firefox, e seus plugins, além do mensageiro instantâneo GAIM, multiprotocolo, permitindo a comunicação entre vários clientes como msn messenger, yahoo, ICQ, Google Talk, AIM, entre outros, ao mesmo tempo.

1. Primeiro acesse o site do projeto PortableApps.com e clique na aba "Applications". Lá você encontrará uma série de programas portáteis para desenvolvimento (development), jogos (games), edição gráfica (graphics and pictures), Internet, música e vídeo (music and video), escritório (office), utilitários (utilities) e até um sistema operacional (operating system).


2. Para instalar o NVU, clique sobre o nome dele na categoria "Development". Uma outra página abrirá explicando o procedimento de instalação do NVU. Veja abaixo:


3. Clique no botão "Download Now". Em seguida, escolha o servidor de onde você deseja baixar o arquivo.


4. Salve o arquivo no diretório desejado, em seu HD.

5. Conecte seu dispositivo móvel ao computador, no meu caso é um pen drive.

6. Execute o arquivo que você acabou de salvar, ele abrirá um descompactador próprio, pressione o botão "..." para escolher o drive referente ao seu dispositivo móvel, gerlamente o E:, assinalado pelo nome "mobile", onde serão extraídos os arquivos do programa portátil e clique no botão "Extract". Aguarde a descompactação e pronto, seu programa portátil já está instalado!

7. Entre no diretório do programa descompactado, geralmente o nome segue o padrão PortableNome_do_programa (PortableNVU, PortableGAIM, PortableVLC, etc..), no seu dispositivo móvel. Em seguida acesse a pasta NVUPortable que foi criada durante a descompactação. Para executar o programa, clique duas vezes sobre ele.

Faça o mesmo procedimento para o 7-Zip, VLC, Firefox e AbiWord. A instalação de praticamente todos os programas portáteis do projeto PortableApps.com seguem este padrão, apenas o GAIM, Suíte e Suíte Leve (ambos os últimos discutidos mais adiante) não possuem um descompactador próprio e necessita ser extraído através de um descompactador já instalado em seu HD, no diretório do dispositivo móvel, mas o restante do procedimento é igual. Recomendamos o descompatador livre FilZip ou 7-Zip.

Quem possuir um pen drive com capacidade igual ou superior a 256MiB poderá desfrutar um pacote de programas portáteis, chamado Suíte (Suite), que ocupa 206MiB instalado, disponível pelo link portableapps.com/suite, composto por: PortableFirefox (naveador Web), PortableThunderbird (cliente de e-mail), PortableOpenOffice (suíte de escritório), PortableAbiWord (editor de texto leve), PortableNVU (editor de páginas Web), PortableSunbird (calendário e organizador de tarefas), PortableFileZilla (Cliente FTP) e PortableGAIM (mensageiro multiprotocolo).

Uma opção para pen drives de 128MiB é o pacote Suíte Leve (Suite Light), que ocupa apenas 68,6MiB instalado, contendo todos os programas da Suíte, deixando de fora apenas o OpenOffice.

As suítes devem ser instaladas com o mesmo procedimento do GAIM.

A velocidade dos programas executados através do pen drive me impressionou, sendo tão rápidos quanto aqueles instalados localmente, no HD.

É isso aí, agora podemos ter nossos arquivos pessoais e aplicações cabendo no nosso bolso, um verdadeiro desktop ambulante! Quanta conveniência!

Abraços e qualquer coisa podem entrar em contato comigo por e-mail!

EOF
:wq

Crie seus Favritos On-Line

Às vezes salvamos em nossos famosos "Favoritos", links de sites que achamos importantes, mas o problema é quando estamos em outro computador, precisando de um endereço de determinado site e não conseguimos nos lembrar, ou quando reinstalamos o navegador, por algum motivo, perdendo links importantíssimos que dificilmente conseguiríamos reaver.

Um serviço bastante interessante para este caso é o del.icio.us, um site que mantém os links armazendos em seu servidor, sendo criado um diretório para cada usuário registrado, como se fosse uma página pessoal. Ao registrar-se , dois botões são instalados no navegador (browser) do usuário, de onde ele poderá adicionar novos links e visualizar os já adicionados. O usuário poderá, então, mesmo que em outra máquina, adicionar novos links, gerenciá-los e visualizá-los através de sua página criada pelo del.icio.us que geralmente segue a sintaxe del.icio.us/nome-do-seu-usuário, no meu caso minha página no del.icio.us é del.icio.us/gabrielaleao. Segue abaixo um passo-a-passo para o registro no del.icio.us.




  1. Acesse o site del.icio.us;
2. Do lado direito da página haverá uma área com a inscrição "Sign up now". Preencha o primeiro campo com o nome de usuário que desejar, ele será utilizado para acessar o del.icio.us., assim como a senha, que deve ser criada no segundo campo. Repita a senha no terceiro campo e no último campo coloque seu e-mail. Clique no botão "Register". Então aparecerá um código de segurança como na figura abaixo:

3. Digite o código de seurança na caixa de entrada e clique no botão "Continue".

4. Nesta etapa, serão instalados dois botões em seu navegador que permitirá adicionar, gerenciar e visualizar seus links (bookmarks). Para isto, tecle no botão "Install Extension Now" se você utiliza o Firefox. Caso contrário, clique no link referente ao seu navegador, no final da página, para maiores informações.


5. Instalada a extensão, feche todas as instâncias do Firefox e o inicialize novamente para que a instação tenha efeito. Ao abrir o Firefox, você será levado ao último passo que nada mais é do que um tutorial explicando as funcionalidades dos botões instalados, como segue abaixo:



Basicamente, o botão quadrado tem como principal funcionalidade a visualização dos bookmarks adicionados ao del.icio.us e o botão arredondado tem como objetivo adicionar os bookmarks, lembrando que pode-se agrupar bookmarks em categorias estipuladas pelo próprio usuário. A partir daqui, pode reinstalar quantas vezes quiser o seu navegador e utilizar qualquer outra máquina já que seus bookmarks estarão disponíveis pela internet através de seu diretório del.icio.us/nome-do-seu-usuário.

Abraços e até mais! :-)