RSS
Neste blog você encontrará discussões sobre tendências (ou gadgets e tecnologias apenas curiosas e engraçadas, mas praticamente inúteis!), avanços tecnológicos, além de aplicações livres extremamente práticas e úteis, de interesse ao público geral.

Translation/Tradução

Share/Bookmark Subscribe
Monitor link

Receba Atualizações do Tecno Lógico Por Email

Programas Livres Portáteis Para Windows

O benefício de se utilizar software livre é bastante claro. Para cada software proprietário temos uma gama de opções de software livre, de qualidade. É uma pena que a maioria das pessoas desconheçam os softwares livres, como alternativa aos propietários, sendo que estes quase sempre não seguem padrões, são caros, inseguros, com baixo desempenho e pouca eficácia.

Quem utiliza software livre encontra dificuldades quando vai a uma lan house, ou qualquer outro lugar onde os softwares são predominantemente proprietários.

Com a finalidade de acabar com este impecílio, surgiu o projeto PortableApps.com, que desenvolve uma versão portátil para os principais programas livres, rodando em sistema operacional Windows, a partir de qualquer dispositivo móvel, mesmo aqueles de baixa capacidade, como os pen drives de 8 MiB, por exemplo, podem abrigar pequenos programas como o compactador/descompactador 7-Zip. O programa portátil é facilmente instalado no dispositivo móvel que pode ser um iPod, um MP3 player, um pen drive, ou qualquer outro.




Como experiência, peguei meu pen drive de 128 MiB e instalei um compactador/descompactador de arquivos, o 7-zip, aliás o melhor que já utilizei, compactando 3 ou 4 vezes mais do que qualquer outro compactador proprietário, instalei também um editor de texto bastante leve chamado AbiWord, um editor de páginas simples, equivalente ao Front Page, denominado NVU, um programa multimídia para escutar músicas e ver filmes de todos os formatos, o VLC, o melhor navegador web, Firefox, e seus plugins, além do mensageiro instantâneo GAIM, multiprotocolo, permitindo a comunicação entre vários clientes como msn messenger, yahoo, ICQ, Google Talk, AIM, entre outros, ao mesmo tempo.

1. Primeiro acesse o site do projeto PortableApps.com e clique na aba "Applications". Lá você encontrará uma série de programas portáteis para desenvolvimento (development), jogos (games), edição gráfica (graphics and pictures), Internet, música e vídeo (music and video), escritório (office), utilitários (utilities) e até um sistema operacional (operating system).


2. Para instalar o NVU, clique sobre o nome dele na categoria "Development". Uma outra página abrirá explicando o procedimento de instalação do NVU. Veja abaixo:


3. Clique no botão "Download Now". Em seguida, escolha o servidor de onde você deseja baixar o arquivo.


4. Salve o arquivo no diretório desejado, em seu HD.

5. Conecte seu dispositivo móvel ao computador, no meu caso é um pen drive.

6. Execute o arquivo que você acabou de salvar, ele abrirá um descompactador próprio, pressione o botão "..." para escolher o drive referente ao seu dispositivo móvel, gerlamente o E:, assinalado pelo nome "mobile", onde serão extraídos os arquivos do programa portátil e clique no botão "Extract". Aguarde a descompactação e pronto, seu programa portátil já está instalado!

7. Entre no diretório do programa descompactado, geralmente o nome segue o padrão PortableNome_do_programa (PortableNVU, PortableGAIM, PortableVLC, etc..), no seu dispositivo móvel. Em seguida acesse a pasta NVUPortable que foi criada durante a descompactação. Para executar o programa, clique duas vezes sobre ele.

Faça o mesmo procedimento para o 7-Zip, VLC, Firefox e AbiWord. A instalação de praticamente todos os programas portáteis do projeto PortableApps.com seguem este padrão, apenas o GAIM, Suíte e Suíte Leve (ambos os últimos discutidos mais adiante) não possuem um descompactador próprio e necessita ser extraído através de um descompactador já instalado em seu HD, no diretório do dispositivo móvel, mas o restante do procedimento é igual. Recomendamos o descompatador livre FilZip ou 7-Zip.

Quem possuir um pen drive com capacidade igual ou superior a 256MiB poderá desfrutar um pacote de programas portáteis, chamado Suíte (Suite), que ocupa 206MiB instalado, disponível pelo link portableapps.com/suite, composto por: PortableFirefox (naveador Web), PortableThunderbird (cliente de e-mail), PortableOpenOffice (suíte de escritório), PortableAbiWord (editor de texto leve), PortableNVU (editor de páginas Web), PortableSunbird (calendário e organizador de tarefas), PortableFileZilla (Cliente FTP) e PortableGAIM (mensageiro multiprotocolo).

Uma opção para pen drives de 128MiB é o pacote Suíte Leve (Suite Light), que ocupa apenas 68,6MiB instalado, contendo todos os programas da Suíte, deixando de fora apenas o OpenOffice.

As suítes devem ser instaladas com o mesmo procedimento do GAIM.

A velocidade dos programas executados através do pen drive me impressionou, sendo tão rápidos quanto aqueles instalados localmente, no HD.

É isso aí, agora podemos ter nossos arquivos pessoais e aplicações cabendo no nosso bolso, um verdadeiro desktop ambulante! Quanta conveniência!

Abraços e qualquer coisa podem entrar em contato comigo por e-mail!

EOF
:wq

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! :-)